Recomendações

(8)
Klaus J., Advogado
Klaus J.
Comentário · há 6 anos
Eu acho o Exame de Ordem essencial no Brasil. Aos governantes que berram aos quatro cantos dizendo que "nunca antes no Brasil" tivemos tantos estudantes, tanta gente fazendo um curso superior etc., aí está o resultado: incapacidade.

De nada adianta ter programas de financiamento ou de incentivo ao estudo se a educação DE BASE é péssima. O sujeito que levou "nas cochas" o colégio e entra para o curso de Direito dificilmente será aprovado nos primeiros exames de ordem ou se tornará um grande profissional da área (já que continuará falando "pobrema", geralmente).

Aliás, não só o curso de Direito deve passar por um exame de conhecimento, mas, sim, todas as áreas! Quem nunca se deparou com o seguinte pensamento: "Meu Deus! E o cara ainda se diz médico!" (ou engenheiro, professor etc.). Não é porque o sujeito fez um curso superior que ele já está habilitado para exercer a profissão.

Veja: não estamos num país de primeiro mundo, que poderia até dispensar esses exames... Estamos no Brasil, em que há centenas de ações judiciais de gente exigindo o seu diploma de conclusão de curso superior, pois descobrir que a "faculdade não tinha autorização do MEC".

Trata-se de um ciclo vicioso: má formação na educação básica leva à formação de um mal profissional, que não terá condições mínimas de exercer sua profissão, mesmo carregando embaixo do braço o seu tão sonhado "diploma".

Conheço algumas pessoas que concluíram o curso de Direito em lugares que se autointitulam "faculdades" e não sabem conjugar um verbo!

Mas sempre terá aquele sujeito que diz: "Ah, o próprio mercado regula a situação, pois as pessoas não vão contratar um profissional desse!". Vocês que acham! A grande maioria da população não sabe o que é uma Constituição Federal ou quais são as funções do Executivo, Legislativo e Judiciário! Obviamente que alguém precisa fazer algo - e isso coube à OAB.

Ao meu ver, o CFM, o CFO, o CREFITO, o CREA etc. deveriam buscar fazer o mesmo, pois isso apenas contribui para a melhor qualidade dos serviços. Lógico que não há garantia disso - mas já é um começo. Se o Poder Público não consegue controlar as faculdades (que "nascem" em todas as esquinas, hoje em dia), que ao menos essas entidades façam algo.
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros perfis como Felipe

Carregando

Felipe Rocumback

Entrar em contato